Freio a AR ou Freio Pneumático
O que é freio a ar ou freio pneumático, para que serve e como funciona?
O QUE É FREIO A AR OU PNEUMÁTICO
Freio a ar é um sistema de frenagem que utiliza o ar como fluído de freio. O ar é captado na atmosfera e comprimido por um compressor e armazenado em tanques de reservatório. O compressor é acoplado ao motor e utiliza a rotação do mesmo para gerar e comprimir o ar. O ar estando comprimido e armazenado, indicará no painel do veículo a pressão que se encontra na linha, permitindo assim o veículo iniciar seu deslocamento, pois estará com pressão suficiente para frear as rodas do veículo.
POR QUE VEÍCULOS PESADOS UTILIZAM FREIO A AR
É utilizado o sistema a ar (pneumático) em veículos pesados por algumas razões, são elas: Maior durabilidade do sistema, possibilita maior força de frenagem, menor custo de manutenção e garante reciclagem contínua, algo que não se consegue com freio a óleo (hidráulico), mais comum em veículos leves. Obs. Para o funcionamento da embreagem, também é utilizado sistema de ar, por motivos semelhantes ao do freio e por tornar o pedal de acionamento mais leve.
QUAIS OS COMPONENTES PRINCIPAIS DO SISTEMA DE FREIO A AR?
Dentre muitos componentes do sistema pneumático de veículos pesados, os principais são: Compressor de ar, secador de ar, reguladores de Pressão, válvulas relê, válvula distribuidora, válvula de proteção, válvula pedal, válvula niveladora, válvula piloto, válvula de transferência, válvula solenoide, entre outras. Filtros, Cilindro de Freio (também conhecido como Cuíca), Servos de Embreagem, Pinças de Freio, Ajustadores automáticos, (também conhecido como catracas), Mangueiras, Flexíveis e Conexões pneumáticas.
O QUE SÃO PEÇAS RECONDICIONADAS?
As peças podem ser adquiridas novas, vindas da fábrica, ou podem ser recondicionadas. Na maioria dos casos, recondicionar uma peça fica mais barato do que uma nova. O recondicionamento consiste em “reformar” a peça para que ela volte a ter seu funcionamento perfeito. Normalmente o serviço de recondicionamento se dá a base de troca, ou seja, pode ser entregue ao cliente uma peça do estoque e a peça do cliente fica para a empresa, porém algumas vezes só é enviado o valor da peça após o diagnóstico da peça do cliente. As etapas de recondicionamento são: Desmontagem das peças, lavagem e banho químico, diagnóstico de falhas e danos, jateamento das
partes metálicas, pintura se necessário, troca de componentes internos*, testes e regulagem em bancadas e por fim instalado no veículo.
*Os componentes internos são sempre novos, podendo ser originais ou paralelos.
OFICINAS ESPECIALIZADAS
Quando falamos em veículos de passeio e utilitários, ou seja, carro, pick-ups e vans, a manutenção quase sempre é realizada em um mesmo tipo de oficina mecânica. Se o problema é no motor vai na oficina mecânica, se o problema é na suspensão, oficina mecânica, se for no câmbio, freio ou embreagem também é na oficina mecânica. Salvo em alguns casos em que é preciso levar o automóvel em um autoelétrico ou funilaria, mas quase sempre a oficina mecânica resolve. Outro detalhe é que as oficinas de carro de passeio atendem todas as montadoras, e algumas até importados.
Já quando o assunto são veículos pesados, a oficina é sempre especializada em algum tipo de sistema específico. Se o problema for no motor ou câmbio, então leva-se a uma oficina mecânica, mas se for problema de suspensão ou lonas de freio, então leva-se a um posto de molas, mas se o defeito for no sistema de freio, que já vimos que o sistema é a ar, então a melhor opção é levar em uma oficina especializada em freio a ar, até mesmo as concessionárias têm parcerias com outras oficinas especializadas. Além disso, as oficinas de veículos pesados quase sempre atendem apenas uma montadora e não todas, isso se deve por causa do volume de peças a serem estocadas e pela enorme variação de sistemas entre uma marca e outra.
Palavras-Chave: COMPRESSOR – VÁLVULAS – SERVOS – CILINDRO DE FREIO – CUÍCA – FREIO A DISCO – AJUSTADORES - APS – CONJUNTO APU – APM – EBS – PWM – VÁLVULA RELÊ – VÁLVULA PEDAL - VÁLVULA DISTRIBUIDORA - REGULADOR DE PRESSÃO – FREIO MANECO – FREIO REBOQUE - NIVELADORA – VÁLVULA PILOTO – SOLENOIDE.